Formação

O MEB tem como missão preservar e difundir a memória sobre a educação, em especial, sobre materiais, estratégias e práticas educativas. Sua vinculação à Faculdade de Educação da USP traz particularidades ligadas às ações de ensino, pesquisa e extensão e, em especial, à formação de professores/as e educadores/asde espaços não formais de educação.

O MEB valoriza a formação inicial e continuada de estudantes oriundos dos cursos de Pedagogia, das demais licenciaturas e de outros cursos de graduação oferecidos pela USP. Tem como meta uma formação profissional que promova tanto a atuação em ambientes de educação não formal, quanto na parceria entre museus e escolas. Valoriza a experiência educativa dos museus, seja do ponto de vista das visitas escolares, seja do ponto de vista dos diversos públicos que visitam esses locais. É nessa perspectiva que se dá a formação dos estagiários e bolsistas que atuam. A diversidade de atividades desenvolvidas e a amplitude do público envolvido, fruto também da variedade e riqueza do acervo museológico que possui, revela o potencial único e formador do MEB .

Tópico Possibilidades de atuação do estagiário e temas de interesse

O MEB oferece ao estagiário e bolsista a possibilidade de atuação nas diferentes dimensões da cadeia museológica, envolvendo o trabalho diretamente ligado à coleta e conservação do acervo, à organização e pesquisa dos objetos e coleções. Há também a possibilidade de atuar no planejamento e desenvolvimento de ações educativas e de mediação cultural no museu.

O estágio no MEB envolve o estudo, a pesquisa e a atuação em diferentes temáticas ligadas ao acervo, como infância, brinquedo, brincadeira, material pedagógico e jogos. Outros temas presentes são a educação em museus, a história da educação, a história da ciência e aqueles relacionados às metodologias de ensino das diferentes áreas de conhecimento

Tópico Gestão do Estágio e bolsas

O número de horas do estágio depende do projeto ao qual o aluno está vinculado. As ações envolvem a participação em reuniões de organização, aprofundamento e avaliação, além de atividades práticas e de estudo presenciais e não presenciais. O MEB se reserva ao direito de determinar o número de horas que deverá ser dedicada a cada atividade, a partir do acordo estabelecido com o estagiário.

Projetos de Formação

Guia de visitas a museus virtuais

Este guia de visitação aos museus virtuais foi elaborado para a disciplina de Metodologia do Ensino em Geociências e Educação Ambiental I a partir de 2021, no contexto da pandemia de COVID-19. O guia apresenta destaques dos sites de museus de ciências e possibilidades de exploração complementar às visitas presenciais a museus.

História da Ciência e educação em museus virtuais

Este site foi elaborado em 2021 pelos alunos da disciplina de História das Ciências, no contexto da pandemia de COVID-19. Apresenta sínteses sobre a história e a educação dos museus relevantes para a história da ciência no Brasil, assim como estratégias educativas criadas por pedagogos em formação.

Excursões e sequências didáticas

Este site foi elaborado pelos alunos do curso de Licenciatura de Geociências e Educação Ambiental, como proposta de estágio supervisionado. A partir de excursões didáticas em locais com relevância geocientífica, ambiental e histórica na macrometrópole paulista, foram elaboradas sequências didáticas na construção de currículos locais.

MEB

Museu da Educação e do Brinquedo

Faculdade de Educação, USP
Av. da Universidade, 308 — Bloco B, Sala 49

Agendamento

As atividades deverão ser agendadas pelo e-mail meb@usp.br.

  • Logotipo da Faculdade de Educação da USP
  • Logotipo da Universidade de São Paulo
  • Logotipo do Instituto Brasileiro de Museus

Site criado e desenvolvido pela Preface.