Programação


Dia 25/4

18h30 - Abertura da Exposição "Brincar ou Ensinar?" - 2º Andar da Biblioteca da Faculdade de Educação - USP

Dia 26/04
Tarde: Visitas Técnicas aos museus

Sessões às 13h30 e 15h30

Os museus da USP receberão os participantes em visitas técnicas explicitando as ações educativas, onde serão apresentadas algumas das discussões que embasarão o seminário. Os participantes escolherão previamente duas sessões de visitas, uma às 13h30 e a outra às 15h30, nos seguintes museus parceiros.

  1. Museu Paulista (MP)
  2. Museu de Zoologia (MZ)
  3. Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)
  4. Museu de Anatomia Veterinária (MAV)
  5. Museu de Arte Contemporânea (MAC)
  6. Parque CienTec
  7. Museu Oceanográfico
  8. Museu de Geociências
  9. Museu da Educação e do Brinquedo (MEB)
Dia 27/4 - Mesas redondas e Grupos de Trabalho (GTs)

A programação do segundo dia do seminário tem o objetivo de promover discussões envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação, professores da educação básica e educadores de museus em Grupos de Trabalho (GTs), cujos debates serão fortalecidos pelas mesas redondas.


Grupos de Trabalho (GTs)


GT 1 - Formação de professores

Coordenação: Martha Marandino (FEUSP) e Alessandra Bizerra (ICB e Parque CIENTEC)

Neste GT discutimos as experiências sobre a formação de professores na temática relacionada à educação em museus, tanto do ponto de vista da formação inicial e continuada de professores, quanto do ponto de vista dos museus. Os encontros tiveram um espaço para compartilhamento de experiências de formação de professores na relação com os museus e para uma análise crítica das experiências e da produção acadêmica sobre o tema. Desta forma, o GT promoveu uma reflexão e propôs encaminhamentos que possam orientar as experiências desenvolvidas tanto pelas instituições formadoras de professores como pelos museus.



GT 2 - Formação de educadores de museus

Coordenação: Maurício Silva (MAE), Carla Gibertoni Carneiro (MAE) e Andrea Amaral (MAC)

O objetivo desse GT, articulado ao eixo “Formação de Educadores” foi refletir sobre a formação profissional de educadores de museus de diferentes tipologias, o fortalecimento e a importância do educativo dentro da cadeia operatória museológica e a história dos museus como espaços primordialmente educacionais. Lançamos um olhar amplo para os principais dilemas e caminhos relacionados à formação dos sujeitos, que buscam seguir essa área profissional, por meio de estratégias participativas. Os integrantes debateram sobre o panorama atual e propor mudanças qualitativas de atuação e profissionalização.



GT 3 - Materiais Didáticos em Museus

Coordenação: Renata Sant´Anna de Godoy Pereira (MAC) e Márcia Lourenço (MZ)

Este GT partiu da constatação do aumento significativo da produção de materiais educativos pelos museus nos últimos anos, o que nos levou a discutir e refletir sobre a importância desses materiais como recurso pedagógico, favorecendo o trabalho do professor e ampliando a atuação dos museus. Assim, analisamos e discutimos criticamente as diferentes propostas e metodologias de trabalho que norteiam a produção dos materiais didáticos de museus de naturezas diversas para que todos os interessados nesse processo de educação, unindo museus e escolas, educadores de museus e professores, possam refletir sobre a importância dessas publicações.

O trabalho do grupo foi desenvolvido em duas etapas:

  • - Apresentação e análise dos materiais didáticos trazidos pelos participantes
  • - Produção de um esboço de material didático a partir da observação de réplicas e reproduções das obras dos museus MAC, MZ e Iberê Camargo


GT 4 – Educação Básica e Museus

Coordenação: Ermelinda Pataca (FEUSP), Mônica Caldas (FEUSP) e Cássia Sofiato (FEUSP)

O público escolar é o que mais visita os museus em todo mundo e, em especial, no Brasil e as saídas escolares para visita a esses espaços são consideradas práticas pedagógicas relevantes para formação dos alunos. Contudo, são ainda muitos os desafios para que os museus atendam o público escolar de forma satisfatória. Assim sendo, esse GT procura aprofundou as parcerias entre museus e escolas no tocante à formação de público, à composição crítica de gosto, à prática social de visitas escolares e presença em espaços públicos de arte, ciência, história, infância, educação especial. As professoras responsáveis pelo GT promoveram discussões e reflexões a partir das experiências dos participantes com Museus e a Educação Básica.



GT 5 - Museus Participativos

Coordenação: Denise Peixoto (MP) e Isabela R. de Arruda (MP)

Este GT discutiu os conceitos e práticas relacionados à participação em museus em diferentes instituições museológicas e destinadas a perfis distintos de públicos. As dinâmicas construíram coletivamente um quadro de referências sobre o tema e incentivaram a elaboração de projetos colaborativos por meio de exibição de vídeos, discussão de projetos, jogos colaborativos e registros do conhecimento produzido em conjunto.



GT 6 - Campo de Investigação em educação em museus

Coordenação: Camilo Vasconcellos (MAE); Maurício Cândido (MAV); Sérgio Teixeira de Castro (Museu Oceanográfico)

Atualmente as pesquisas sobre a temática da educação em museus vêm assumindo grande importância e se consolidando como campo de produção de conhecimento, a partir de diferentes enfoques e abordagens conceituais. Os resultados dessas investigações devem retornar, de alguma forma, ao público dos museus, em especial os professores da rede de ensino. Nesse sentido, este GT pretende apresentar e discutir aspectos relevantes das diferentes perspectivas no campo da pesquisa da aprendizagem em museus, enfatizando questões teóricas e metodológicas, com destaque para a importância do papel da mediação.